Estágio III

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2021/2022

Código: MP1C20013
Sigla: ESTAG3
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MPE1C 12
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes
Sofia Gago da Silva Corrêa Figueira
Corpo docente: Ana Cristina Crespo Pires Sequeira
António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos
Célia Maria Martins Vitorino Mestre
Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes
Helena Maria Espada Simões

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender a entrada na escola do ponto de vista da representação social das crianças e dos pais e das dimensões relacionais implicadas.
Conhecer as várias dimensões da profissão docente.
Conhecer os princípios orientadores e o Programa do 1º ciclo do Ensino Básico, bem como as metas curriculares.
Conhecer a(s) dinâmica(s) de gestão e organização das escolas do 1.º ciclo, em particular do seu contexto de estágio.
Aprofundar, em situação de contexto, o conhecimento dos programas das várias áreas disciplinares do 1.º e 2ºanos de escolaridade.
Conceber, planificar, implementar e avaliar atividades pedagógicas adequadas à turma onde decorre o estágio
Ensaiar soluções pedagógicas a partir de problemas identificados.
Compreender e agir de forma adequada sobre as dificuldades dos alunos.
Problematizar e refletir sobre situações vivenciadas na formação em contexto.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos a abordar consubstanciam-se em torno de três temas abrangentes:

1) O professor e a Escola
2) O professor como gestor do currículo
3) O projeto educativo: planificação, ação e avaliação


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A atividade do professor implica um conhecimento profundo do contexto (escola e sua organização); do seu objeto de trabalho (currículo); perceber e ser capaz de por em ação todas as ferramentas necessárias para a concretização do seu trabalho tendo em conta os seus alunos.
A planificação das atividades em contexto, a sua implementação e a reflexão sobre essa prática exige saberes específicos que constituem ferramentas fundamentais para a ação pedagógica, saber este que necessita de uma formação em contexto de trabalho.

Metodologias de ensino

A UC prevê a alternância de tempos de formação: nas escolas cooperantes, e na ESE.
As aulas na ESE destinam-se, prioritariamente, a analisar e a discutir as dimensões da profissionalidade docente, bem como equacionar aspetos referentes à gestão curricular, planificação e avaliação.
A formação em contexto decorre ao longo de 10 semanas, no 1º ou 2º anos de escolaridade. A primeira semana é destinada à observação, e os estudantes permanecem, toda a semana, no contexto de estágio. Durante as restantes 9 semanas, os estudantes estagiam 3 dias e nos restantes dias estão na ESE onde têm apoio ao desenvolvimento do estágio, da responsabilidade dos supervisores

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A formação em alternância integrada entre os contextos de formação permite uma socialização à profissão e à especificidade do seu trabalho (escolas cooperantes); a formação na ESE/IPS permite construir e analisar reflexivamente o trabalho realizado na prática e planear a nova intervenção.
Durante 10 semanas, os estudantes estagiam em contextos do 1º ano de escolaridade de modo a compreenderem e agirem pedagogicamente sobre as diversas áreas do saber e apoiar os alunos nas suas dificuldades.
Procura-se, num primeiro momento, desenvolver uma capacidade de compreender o contexto de intervenção; num segundo, agir de forma colaborativa com o colega de grupo e, finalmente, num terceiro momento, agir de forma autónoma.
A supervisão/tutoria é entendida como um instrumento ao serviço do desenvolvimento pessoal e profissional do futuro professor. O supervisor deve apoiar e acompanhar o grupo tanto em algumas situações em contexto, como nas sessões de reflexão. Procura-se também que haja uma interação permanente entre os professores cooperantes e os supervisores de estágio.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incide sobre o percurso e as produções realizadas ao longo do semestre.
A classificação obtida nos produtos de avaliação a seguir discriminados será ponderada pela pertinência das comunicações durante as aulas na ESE.
Sessões na ESE: 10%
Estágio: Planificações 20%; Desempenho 40%; Reflexões 15%
Portefólio de estágio: 15%

Salienta-se que esta UC não pode ser realizada através de exame e que a validação desta UC está sujeita a:

- ter nota igual ou superior a 10 na componente ”Estágio: desempenho” (para tal entre outros aspetos, é necessário respeitar os prazos de entrega das planificações e reflexões).

Regime de assiduidade

Presencial

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